Bruchim Habaim - Sejam Bem Vindos à NetSinagoga

Estudos, notícias, variedades, downloads e tudo o que você queria sobre o judaísmo e o mundo judaico num só lugar!

Misheberach Lechaialei Tzahal

Misheberach Lechaialei Tzahal
Prece pelos Soldados de Israel - Aquele que abençoou nossos pais Avraham, Itschak e Yaakov, abençoará os soldados das Forças de Defesa de Israel, que guardam a nossa terra e as cidades de nosso D-us (...) O Santo, bendito seja Ele, guardará e livrará os nossos soldados de toda angústia e aperto, e de toda ocorrência e enfermidade, e mandará bênção e sucesso em todos os seus atos (...) e digamos AMEN. (que os méritos das preces e estudos aqui realizados sejam revertidos como bênçãos a Alisha bat Devora)

sábado, 23 de junho de 2007

Havdalá - Shavua Tov a todos!




Com o cair da noite do sábado e o aparecimento de três estrelas medianas, finda-se o dia sagrado. Nossa rainha Shabat está prestes a nos deixar. Assim como sua acolhida foi celebrada com honrarias, assim também sua partida é celebrada, ressaltando a separação entre o Shabat e o resto da semana, entre o espiritual e o material, entre o sagrado e o profano.
Esta é a cerimônia da Havdalá - separação - na qual santificamos a conclusão do descanso sabático com uma taça de vinho, especiarias e uma vela trançada.
Versos dos Salmos são recitados; eles reforçam a esperança de a semana que está por vir será tão abençoada quanto a que parte agora. A benção sobre o vinho é proferida - a consagração. Segue-se a benção sobre as especiarias:

“Baruch atá A-do-nai E-lohênu melech haolam borê minei bessamim”

“... Criador dos diversos tipos de especiarias”

Com o fim do Shabat, a alma adicional que nos envolvia também nos deixa. Nossa alma pranteia, cheia de tristeza. O aroma das especiarias faz com que ela anime-se novamente, absorvendo um fôlego extra para enfrentar mais seis dias sem esta energia espiritual.

“Baruch atá A-do-nai E-lohênu melech haolam borê meorei haêsh”

“... Criador das luzes do fogo”

A benção sobre a vela trançada. Estamos adentrando no domingo, o primeiro dia da Criação. Nele, conforme o relato bíblico, foram criados os dois grandes luzeiros: o Sol e a Lua.
Por fim, concluimos com a benção da separação:

“Baruch atá A-do-nai E-lohênu melech haolám hamavdil bein kodesh lechól, bein ór lechoshech, bein Israel laamim, bein iom hashvií lesheshet imei hamaassé. Baruch atá A-do-nai hamavdil bei kodesh lechól”

“... Aquele que distingue entre o santo e o profano, entre a luz e as trevas, entre Israel e os demais povos, entre sétimo e os demais dias da Criação. Bendito sejas Tu, ó Eterno, que separa o santo do profano”





Entoamos o cântico Eliahu Hanavi, o Profeta Elias, um convite à mensagem de paz e esperança de uma semana melhor a todos (ao lado)


Saudamo-nos com um caloroso “Shavua Tov” - uma boa semana. Que possamos torná-la, por meio de nossos atos, uma extensão da santidade do Shabat.


Prof. Sami Goldstein